terça-feira, 8 de junho de 2010

O que é Geada?

Caxias do Sul, RS
Geada é o nome dado ás camadas de cristais de gelo que se formam nas folhagens ou em superfícies expostas à baixas temperaturas ocasionadas por massas polares e essa fica igual ou inferior a zero grau (Celsius). Os danos causados pela geada depende da intensidade do frio e pode ocasionar sérios danos à agricultura - em especial às hortaliças.


Durante o inverno os meteorologistas conseguem identificar possíveis locais com formação de geada através das imagens de satélite, onde são caracterizados por ausência total de nebulosidade durante a noite. Durante a noite se o céu estiver sem nuvens, sem ocorrência de vento e a temperatura estiver muito baixa, a probabilidade de geada será muito grande!

Existem três tipos de processos de formação da geada:
  • Geada de advecção: provocadas por injeção de ar com temperaturas muito baixas;
  • Geada de radiação: ocorre o resfriamento intenso da superfície, que perde energia durante noite de céu claro e sob o domínio de sistemas de alta pressão (tempo bom, sem nuvens);
  • Geada mista: engloba a geada de advecção e a geada de radiação (não confundir com radioativo);
O processo radiativo é crucial para um resfriamento mais efetivo, ou seja, durante a ocorrência de processo de formação de geada de radiação as temperaturas se apresentam mais baixas que o normal para o período; porém este não ocorrerá sem a incursão de massas de ar frio e seco de origem polar.

Geada em Divinópolis, MG
Tal fenômeno aqui na cidade e região é raro, uma vez que ocorre com maior frequência no Brasil em regiões serranas (Divinópolis está em média a 750m acima do nível do mar). A última geada na região de Divinópolis de que se tem registro ocorreu no final do outono de 1997 quando a temperatura chegou a 0,7°C!

Leia também: Tipos de Geadas: Brancas e Negras

3 comentários:

  1. Gostei desse post, foi bastante esclarecedor. Agradeço pela atenção e parabenizo pelo blog, está realmente muito bom.

    =)

    ResponderExcluir
  2. eahueauh, legal demais, não sabia disso. obrigado wikipedia e divitempo =D

    ResponderExcluir
  3. Anônimo16:03

    uauuuuu que bacanópolópoliss....... uhuuuuu

    ResponderExcluir